O planejamento para ações offline precisa ser preciso e didático. Para tal é extremamente importante ter objetivos, públicos, mensagens e ações bem definidos para que as ações de marketing multinível sejam desenhadas seguindo uma mensagem integrada e visando atingir as metas esperadas para a campanha. Veja um passo a passo para planejar suas ações de marketing promocional.

Briefing

É necessário que a estrutura do briefing contenha os detalhes sobre o cenário em geral, desde como a empresa está diante do desafio até as diretrizes que a ação seguirá. É recomendável que cada tópico seja determinado e todos os aspectos estejam nítidos na mente de cada funcionário que fará parte da estruturação e desenvolvimento da ação de marketing promocional.

  • Cenário – Qual é o cenário que a ação de marketing promocional será inserida? Detalhe tudo que faz parte do mercado, segmento de atuação e expectativas do público-alvo que impactam na ação.
  • Desafio – Quais são os possíveis desafios que a ação enfrentará?
  • Deadline – Qual é o prazo final para entrega da ação?
  • Peças – Quais serão as peças envolvidas? Seja claro em como elas se complementam.
  • Recomendações – Quais são as diretrizes pré-estabelecidas que envolvem o produto ou serviço? Tem alguma “regra” de detalhes que não podem ser deixados fora do processo?
  • Objetivo da Campanha – Quais são os objetivos que a ação quer atingir?
  • Definição praça – Onde acontecerá a ação? Caso exista mais de um target, não deixe de especificar cada um e como funcionará em cada praça.
  • Definição dos meios (penetração) – Quais são os meios que essa ação será veiculada? Como ela será inserida? Por que esses meios foram os escolhidos?
  • Verba – Qual é a verba definida para o desenvolvimento da ação? Como ela será direcionada?
  • Definição dos KPIs – Quais serão os KPIs que medirão o desempenho dos processos das ações?

Ações






















Agora que os dados estratégicos estão definidos, está na hora do próximo passo: brainstorm para as ações. Junte todos os envolvidos no projeto e converse sobre o planejamento de marketing previamente estabelecido e como as ações irão se adequar a ele.

  • O que você vai fazer? – Quais foram as ideias do brainstorm que chegaram a fase final e estão cotadas para entrar no planejamento de marketing?
  • Operacional – Como será a ação para o (s) público (s)? Como cada ação e material será distribuído dentro dos pontos estratégicos?
  • Opções de materiais impressos – Quais os materiais serão usados dentro da ação de marketing promocional? (Folder, mala direta, catálogos etc)
  • Datas Comemorativas – Não esqueça que o comercial trabalha com datas. Assim, o marketing promocional pode ser trabalhado tanto em épocas sazonais favoráveis, para destacar o produto ou serviço, e momentos de baixa temporada, para manter a lembrança da empresa e criar um relacionamento com o cliente. Além de considerar quais datas comemorativas cabem na ação e como elas podem ser trabalhadas.

Briefing para gráficas

Depois que os materiais da ação forem definidos, é preciso estruturar um briefing para a gráfica. Todas as informações devem estar claras e serem conversadas com o profissional antes do início da produção.

Assim, as soluções gráficas poderão ficar de acordo com o planejamento e terão um impacto maior durante a ação além de poder te dar uma consultoria para melhorar a produção ou distribuição dos materiais.

  • Quantidade – Qual a quantidade necessária de cada material que fará parte da ação?
  • Formato – Quais são todos os formatos definidos para cada material?
  • Tipo de papel – Qual o tipo de papel será usado nos materiais? (Couché, sulfite, vergé etc). Aqui a gráfica poderá te indicar qual o papel mais apropriado para o material.
  • Gramatura – Qual a gramatura/espessura dos papéis?
  • Tamanho – Quais serão os tamanhos de cada material que será produzido? Não esqueça que tamanhos personalizados podem se tornar mais caro por conta do corte e adaptação em folhas, sempre consulte a gráfica antes de definir.
  • Cor – Especificações de cores. Será usado Pantone?
  • Acabamento – Quais os acabamentos serão aplicados em cada material? (Brochura, capa dura com ou sem sobre-capa, costurado etc). Lembre-se que acabamentos mais refinados impressionam o consumidor final.
  • Local de entrega – Caso use o serviço de entrega da gráfica, informar previamente o local de entrega para que o prazo não seja comprometido.
  • Shrink coletivo ou individual – Os materiais serão envolvidos em shrink (envolto de plástico)?
  • Caixa – Serão usadas caixas para os materiais? Quais as especificações?

Como escolher uma gráfica

O sucesso da ação dependerá da qualidade dos materiais, por isso a escolha da gráfica é um passo importante e precisa ser dado com muita cautela. Alguns aspectos devem ser levados em consideração para que a ação não sofra problemas tanto nos materiais quanto nos prazos.

Uma empresa que oferece soluções gráficas adequadas ao objetivo da campanha, poderá ser uma grande aliada durante o processo e ajudar no desenvolvimento do projeto e a campanha pode ter resultados surpreendentes.

  • Qualidade – Veja os materiais que a gráfica já produziu, tenha certeza da qualidade que ela é capaz de entregar.
  • Preço – Quais são os preços? Eles são compatíveis com o prazo de entrega e qualidade? Faça comparações entre diferentes gráficas.
  • Entrega (Logística) – Como a gráfica trabalha com a logística? Qual é o preço dentro do orçamento? Qual é a garantia de prazo e precaução com o material? A gráfica te oferece o serviço de entrega? Se sim, isso pode te trazer uma redução de custos e o não despendimento de ter que analisar e contratar um serviço adicional.
  • Compromisso – A gráfica é comprometida desde o início do processo? Procure por críticas de projetos já executados por ela.
  • Atendimento – Durante a pesquisa, a gráfica fez um bom atendimento? Mostrou interesse no projeto e ofereceu um serviço a mais, como uma consultoria?
  • Equipamento – Conheça a capacidade da gráfica para saber se será possível produzir os materiais necessários e com qualidade.
  • Calibragem do monitor – Verifique se a gráfica oferece calibragem do monitor do seu computador. Esse serviço permitirá que você veja exatamente as cores que os profissionais da gráfica. Assim, não haverá surpresas na entrega final.

Agora que os direcionamentos foram dados, está na hora de colocar em prática. Esse passo a passo poderá potencializar seu planejamento de marketing e fazê-lo ganhar forças com as soluções gráficas que o mercado pode oferecer para torná-lo inesquecível.

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