Em todo evento corporativo, é mais do que comum ouvir “tem um cartão aí com você?”. E ai de quem não tiver. É praticamente uma oportunidade de vendas perdida.

Com a expansão do mundo digital, hoje em dia, há dezenas de aplicativos para digitalizar os cartões de visita que você recebe e ainda catalogá-los. A ideia parece prática, porém, analisando mais de perto, será que é mesmo? Afinal, você vai ter de tirar foto de cada cartão e ainda marcá-los em segmentação.

Nem sempre o meio digital é a melhor opção ou ainda a mais barata. Os cartões de visita continuam sendo a melhor forma de troca de contato entre empresas e seus colaboradores. Há quem reclame do tamanho do cartão e do desconforto na hora de guardá-lo, mas já existem diversos formatos de cartão, não se restringindo mais aos retangulares, e isso não chega a ser um problema.

Guardar cartões também não é um bicho de sete cabeças. Há álbuns e caixas em que eles podem ser acomodados e os cartões mais importantes podem ser mantidos na carteira, para aqueles momentos em que o celular está sem bateria e você precisa de um contato urgente. Atualmente, ninguém mais guarda números de telefone na cabeça, então, a salvação em algumas situações acaba sendo o cartão de visitas. Além disso, quem nunca passou adiante o cartão de um bom contato para alguém que precisava?

Mas algo realmente interessante sobre o cartão de visita – e que talvez poucas pessoas tenham notado – é que ele comunica também a identidade da empresa. Quando você entrega ou recebe um cartão de visita, já é possível revelar algumas informações sobre a organização. As cores escolhidas, a fonte, o papel, tudo isso indica algo e oferece uma primeira impressão. Inclusive, quando a empresa passa por uma reestruturação, o cartão é um dos primeiros elementos que mudam. Se a empresa já é conhecida, quando um contato recebe o cartão, muitas vezes, esse é o primeiro indício que ele tem sobre uma mudança.

Os pequenos detalhes são o que plataformas digitais acabam deixando de lado. Digitalizar os cartões ou não dar atenção para eles é comprometer uma parte importante do processo de networking. Investir em um material que consiga transmitir em segundos quem é o profissional ou a empresa que está por trás dele sempre será parte fundamental do mundo dos negócios.

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