Já falamos em outros textos do blog como o marketing offline pode impactar os consumidores, mas agora daremos um passo a mais: vendas. Não vamos restringir o direcionamento dos materiais gráficos às lojas físicas, pelo contrário, o impresso não está restrito a um único meio, ele pode levar o consumidor onde a empresa achar mais propício para o projeto atingindo-o de forma assertiva dentro da jornada de compra dele.

A migração do usuário on e offline se tornou uma das formas de alimentar os diversos canais de uma marca, o importante não é por onde começa, mas sim criar caminhos que levem o consumidor a executar a compra de forma simples e direta. Esse é um dos motivos pelo qual a RR Donnelley está investindo no QR Code, uma ferramenta que tem dentro de suas características direcionar os leitores à compra. A partir do momento que os materiais gráficos oferecem ambas opções, fica a dispor do planejamento de marketing decidir qual a melhor estratégia para converter a venda.

Para a imersão do leitor ser ainda maior e impulsionar essa migração, os materiais offline podem oferecer soluções gráficas que tendem a aumentar impacto e as chances de gerar venda. Ao usar elementos que criam interação com o produto, como uma fragrância, a decisão de compra pode ser tomada mais rápida. Outra forma de instigar a venda, principalmente voltada para a loja física, é oferecer cupons de amostra grátis ou desconto que só serão válidos no local. Assim como o QR Code pode ser um impulsionador de vendas voltado para o e-commerce, principalmente se ele for personalizado por cliente e leva-lo a uma loja com produtos que atendam o perfil de compra dele.

Por isso, ao contrário do que muitos acreditam, o marketing offline pode fazer uma interação entre os meios on e offline fazendo parte de diversos pontos de contato do cliente durante a sua jornada de compra. Agora faz parte do departamento de marketing entender o comportamento do cliente e saber com quais materiais atingi-lo para otimizar o processo de conversão em vendas.

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