Desenvolver projetos com multi targets é como fazer uma festa de noivado: unem-se duas famílias, com gostos diferentes, mas o mesmo objetivo. Ao trabalhar com um produto ou serviço (o noivado) e ter vários públicos que são consumidores (famílias), iniciamos o processo de decisão sobre como agradar a todos da melhor forma. Por exemplo, o cardápio do jantar é discutido para se adequar ao pai da noiva, que não gosta de peixe, e à mãe do noivo, que tem intolerância a lactose.

O caso das campanhas que têm mais de um público-alvo é muito parecido com tal situação e para resolvê-lo temos dois caminhos: criar um cardápio com opções que agradem a todos ou pratos especiais para essas duas pessoas.

O primeiro caso é o menos comum, porém econômico. Ao estruturar uma campanha pensando nos diversos públicos e mantendo os mesmos materiais e as mesmas formas de comunicação, a empresa precisa fazer pesquisas mais detalhadas. O objetivo é encontrar aspectos em comum que irão impactar tanto um quanto o outro público da melhor forma possível.

Qual o maior problema? Muitas vezes, quando usamos um recurso que precisará ter um pouco de tudo, as possibilidades podem se tornar limitadas e assim perder-se parte da efetividade. Por exemplo, se a empresa desenvolve catálogos que pretendem atingir mulheres de 20 a 60 anos, o conteúdo precisa ser mais genérico e a abordagem pode se tornar menos criativa.

No segundo caso (“pratos especiais”), o cenário se torna mais amplo. A questão é: dividir e entregar o necessário para cada um dos públicos. O approach é “exclusivo” para que a efetividade seja maior. Assim, a campanha não precisa sofrer alterações. São criadas subcampanhas que têm as características e o conceito que norteia a campanha/produto, mas as subcampanhas são ajustadas e elaboradas através de um plano transicional para impactar cada target da melhor forma, sem perder a essência principal.

As campanhas que possuem multi targets podem ser desenvolvidas dessa maneira. O importante é manter o foco e trabalhar para que o discurso se ajuste do melhor modo possível e a taxa de conversão atinja (ou extrapole) os objetivos. A grande diferença entre as formas de impacto por campanha é a abordagem escolhida, sendo ela genérica ou específica. O importante é utilizá-las de acordo com o objetivo da sua marca e da sua campanha, estando alinhado com seu budget.

 

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