Ações de marketing online são obrigatórias em qualquer empresa atualmente, não importa seu tamanho. A possibilidade de alcançar o público segmentado de acordo com a mensagem que se quer passar, de poder monitorar o comportamento dos potenciais clientes dentro do ambiente online e, ainda, o relativo baixo custo de operação são pontos que contam a favor de uma estratégia de marketing digital bem feita.

No entanto, o que algumas empresas acabam não levando em conta ao apostar tudo em ações online é a superexposição. Quem não se sente invadido pelo excesso de anúncios de uma mesma empresa no Facebook? Ou ainda, pela quantidade de e-mails que recebe em um mesmo dia de uma marca. Além da cansativa insistência, concentrar toda sua estratégia em um só ambiente pode tornar sua marca distante do público. E ao dizer isso, basta pensar naqueles convites de lançamentos via SMS que todos nós já recebemos.

Algumas empresas que diminuíram ou praticamente cortaram do planejamento de marketing a elaboração de materiais impressos, sente na pele a debandada de clientes fiéis, que estavam acostumados a receber novidades em casa em um catálogo ou um convite formal para o lançamento de um novo produto.

Materiais de marketing offline podem fazer com que a pessoa que os recebe, sinta-se importante para a empresa. Basta pensar em como os impressos são usados em outros “departamentos” da nossa vida, por exemplo, um convite de casamento. Como você se sentiria se fosse convidado para  esse evento apenas pelo Facebook ou por e-mail? Esse tipo de ação poderia até ter o efeito contrário e fazer com que a pessoa se sinta menos importante ou convidada por obrigação.

Uma das principais queixas das empresas em relação ao conteúdo impresso é a dificuldade de mensurar resultados. Mas, a tecnologia e o avanço gráfico dos últimos anos têm mudado esse cenário. As melhores campanhas de marketing integram o universo on e off. Hoje, quem sai na frente com boas campanhas de marketing usa uma tecnologia especial na mala-direta em que é possível saber se o destinatário abriu o material e quantas vezes o fez. Assim, mensura-se o interesse do potencial cliente.

Material impresso para o público mais jovem

Se você leu esse texto até aqui e está pensando que ações de marketing offline não se encaixam no perfil do seu público-alvo, que tem menos de 30 anos, é melhor continuar a leitura! Bons materiais impressos, que prezam não só pelo conteúdo, mas também pela inovação, chamam a atenção de qualquer pessoa. Se você duvida, um bom teste é parar para pensar em seu próprio comportamento quando vai às compras e até observar outros consumidores em lojas.

Não é só o preço que conta, mas a embalagem é um dos fatores que estimula a compra. Preste atenção no design do que mais te chama a atenção, na qualidade da embalagem, nas cores e materiais usados. O poder de atração de um material impresso é igual.

Todos nós recebemos estímulos para comprar e, quando a apresentação nos agrada, esses estímulos se transformam em desejo. Então, se você já tem força em campanhas digitais, mas precisa dar um boost nas vendas e alcançar novos públicos, aproveite o momento e aposte também em flyers, catálogos e outros materiais impressos!

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