Motivação é uma palavra bastante usada em empresas cujo crescimento depende muito de sua equipe comercial. São criadas estratégias de marketing e performance para que as metas sejam alcançadas. As famosas campanhas de incentivo, as quais premiam os colaboradores que atingem os melhores resultados, são ferramentas valiosas para influenciar na performance de toda a equipe.

No entanto, uma campanha de incentivo bem planejada é aquela que possui um plano de comunicação adequadamente desenhado e eficiente para demonstrar sua identidade e mantê-la sempre aos olhos dos maiores interessados. Isso deve ser feito em todas as etapas, desde o pré-lançamento, passando pela sustentação até o encerramento. Em cada uma dessas etapas, deve-se pensar em mensagens certas para manter o time focado nos resultados.

Mesmo na era digital, em que todo mundo está 24 horas conectado às redes sociais e ao e-mail, não se pode restringir a comunicação de uma campanha apenas ao e-mail marketing e aos meios digitais, pois, como afirmado anteriormente, é muito importante que o colaborador se sinta motivado a todo o instante, desde quando ele abre a porta da empresa, passa pelo bebedouro ou banheiro, até o momento em que começa efetivamente a trabalhar.

Nesse sentido, os materiais gráficos são importantes para impulsionar uma campanha de incentivo, muitas vezes até mais do que os materiais online, os quais podem passar despercebidos para aquele colaborador que vive na correria e não dá muita atenção à sua caixa de entrada de e-mails ou para aquele profissional que, no seu dia a dia, não tem acesso frequente a e-mails, como balconistas e atendentes de frentes de loja.

Um folheto, por exemplo, pode proporcionar aos colaboradores acesso direto às informações durante todo o período da campanha, como datas, mecânica, critérios, regras, estímulos à equipe etc. Sem contar que materiais como esse são fáceis de consultar e fazem com que o profissional se lembre sempre da meta que deve ser batida.

Cartazes, totens e móbiles também são ótimas peças para serem espalhadas na empresa e manter o colaborador sempre em contato com a campanha, pois ele é seu público-alvo.

Caso a empresa possua um jornal corporativo, é interessante explorar o espaço para divulgação de rankings, atualizações de fases, datas e quaisquer outras informações que sejam variáveis durante o período de duração da campanha. Isso inclusive motiva o colaborador a ler esse material com frequência, ajudando na sua circulação.

Antes de fechar um plano de comunicação, é fundamental comparar as vantagens e desvantagens e também seus custos de maneira minuciosa. Tendo esse passo definido, a estratégia seguinte é comunicar-se de forma periódica e consistente através dos canais escolhidos. Assim, certamente, a campanha de incentivo estará “na boca” e “na cabeça” de toda a empresa.

 

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