Participar de um evento pode ser muito trabalhoso e, por vezes, cansativo, mas é uma das melhores formas de acelerar o processo de comunicação e negociação com clientes e prospects, além de ser uma ótima maneira de fortalecer o branding da empresa.

É importante considerar toda a esfera que o evento ocupará, tanto antes quanto depois do seu acontecimento. A apresentação no dia do evento é o ápice do planejamento, porém é preciso se dedicar para que tudo seja construído do melhor modo. Nesse sentido, podemos ressaltar alguns aspectos que ajudarão sua empresa a se destacar entre as outras:

Pré-evento: ser convidado para um evento, principalmente ganhar um convite, é algo que mostra ao cliente a importância dele para a empresa. Por isso, separe algum tempo durante a organização do evento para consultar o banco de dados e enviar um belo e atencioso invite aos seus parceiros. Uma dica para atrair os clientes é apostar nos materiais gráficos. Trate seu cliente com exclusividade, entregando a ele um belo convite e reforçando o e-mail marketing com RSVP, enviado previamente. Assim, você estará investindo no marketing de relacionamento.

Atendimento: o que é um serviço ou um produto sem o atendimento? O atendimento deve ser destacado e muito bem trabalhado nos eventos, pois, assim como no ponto de venda, o mau atendimento pode afastar o cliente.

Ao visitar um estande, o consumidor precisa sentir-se confortável e, ao mesmo tempo, ter todas as suas dúvidas esclarecidas. Os materiais gráficos são um ótimo suporte para a explicação sobre produtos/serviços e podem ser usados também como lembrança pós-evento. No entanto, a presença de um profissional que recepcione o público e apresente a empresa reforça a imagem do negócio e atende as necessidades do cliente.

Visual: o espaço no evento precisa reunir as principais características da empresa (logo, cores, nome e, em alguns casos, aroma). Cada detalhe cria o ambiente que faz referência à alma do seu negócio, portanto não é hora de economizar na qualidade. Isso vale principalmente para os serviços de impressão, que precisam ser os melhores para que o destaque da empresa seja ainda maior: catálogos, folders e cartões não devem ser confeccionados na última hora e nem se deve optar pelos materiais mais básicos. Lembre-se que a concorrência é grande e os eventos são uma excelente oportunidade para se aproximar do consumidor.

Diferenciais: chegou a hora de ser pavão, mas com moderação! É o momento de incorporar todos os elementos de reconhecimento da marca para criar um diferencial atrativo. Alguns estandes optam pela interatividade, oferecendo o produto para o cliente ver, tocar e testar, o que gera maior curiosidade em quem passa pelo evento. A interação não é usada apenas para atrair, mas para capturar informações dos consumidores. Por exemplo, para participar da demonstração de algum produto, o atendimento do estande pode pedir que o visitante preencha uma ficha cadastral.

Contato pós-evento: além de chamar a atenção do público durante o evento, a chave para converter visitantes do estande em clientes é a abordagem logo após o evento. Não deixar esse contato esfriar é importante para ainda ter conexão com o cliente, por isso a comunicação com o consumidor deve ser realizada o quanto antes.

É essencial também mencionar as soluções apresentadas ao visitante e os itens pelos quais ele tenha mostrado interesse no estande. Assim, ele se sentirá acolhido, havendo maiores chances de se tornar um cliente. Claro, é melhor ainda se, durante a prospecção, existir a oportunidade de marcar uma reunião para expor materiais gráficos que apresentem outras soluções da marca.

Essas são algumas formas de destacar sua empresa entre tantas outras durante um evento. Trata-se de um trabalho a ser aprimorado com o passar do tempo, inserindo-se novos tipos de estande, inovações na comunicação visual e outras ações que potencializem a diferenciação. O fundamental é manter os principais aspectos, mas sempre “pensar fora da caixa” para impactar o público e oferecer o melhor da empresa.

 

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