Até onde você deseja que sua campanha chegue? Essa é uma das principais perguntas a se fazer durante um planejamento de marketing. A partir desse questionamento, você pode escolher as melhores formas para atingir as metas que determinar, conseguindo criar um mapa para seguir estratégias certeiras.

Atualmente, as empresas têm procurado expandir ao máximo o alcance de suas ações de marketing, por isso estão optando pela comunicação integrada como a melhor e mais efetiva forma de impacto. Nesse sentido, a concentração em canais de comunicação se tornou cada vez menor; uma vez que o foco é aumentar as vendas, o trabalho conjunto de multicanais passou a ser explorado para propagar a mensagem de modo a ampliar sua cobertura.

O consumidor não se limita. Portanto, é necessário ser tão expansível quanto ele. Os tipos de canal permitem a expansão da campanha, ajudando a permear por diversos ângulos todas as fontes usadas pelo consumidor durante sua jornada de compra. Essa ampliação de fontes fortalece a eficiência da estratégia, ou seja, quanto mais opções e mais formas de impactar o usuário, maiores são as chances de sucesso.

Claro que não basta fazer um projeto e copiar em todos os canais a mesma comunicação. É preciso desenvolver o projeto para que se ajuste corretamente em cada um dos canais. Um dos principais pontos que definem a abordagem é a análise do comportamento dos públicos. Como se comportam? O que mais chama sua atenção?

Pequenos elementos, como na comunicação visual, podem moldar a campanha de acordo com o canal e, logo, serem efetivos no impacto do target. Por exemplo, ao desenvolver catálogos para sua loja, vale observar como é o público principal desse material, quais soluções gráficas podem surpreender e gerar melhor retorno e, assim, integrá-lo com um canal digital como landing page ou hotsite. Desse modo, pode-se apresentar o produto e encaminhá-lo para a conversão, usando-se dois canais na mesma peça de comunicação.

É preciso ter em mente que os multicanais devem ser parceiros, devem se apoiar durante todo o processo. Por isso, não é interessante restringir a ação apenas em marketing online ou offline. Pelo contrário, deve-se uni-los. A comunicação integrada permite tanto o uso de materiais impressos quanto da plataforma digital, deixando a cargo das empresas a escolha dos melhores meios de acordo com seu objetivo. O importante é manter a identidade de cada canal e evitar que os canais concorram um com o outro. Afinal, os clientes não irão identificá-lo pelo canal, mas pela marca.

 

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