Você se refere àquele que compra seu produto/serviço como cliente ou consumidor? Nosso objetivo com esse texto não é buscar classificações de um dicionário, mas sim pararmos para pensar em como as marcas têm se preocupado em cada vez mais atingir mais pessoas e estão falando genericamente com aqueles que já são seus clientes há um tempo.

Hoje, um dos principais erros das empresas é olhar para o consumidor e esquecer o cliente. O marketing de relacionamento parece ter perdido a atenção dentro dos planejamentos, fazendo com quem já está “envolvido” com a marca não ganhar um tratamento singular, perdendo o interesse e fazendo-o pensar em novas opções.

A fidelização de um cliente pode ser ainda mais difícil do que a captura de um novo consumidor, já que manter uma pessoa interessada continuamente é encontrar o segredo de como se adaptar aos seus desejos e necessidades, ao mesmo tempo que a faz se sentir especial e “única” dentre as outras. Será essa identificação que fará com que as pessoas que hoje apenas têm afinidades com a marca passem a se tornar fidelizadas, criando uma das melhores e mais antigas formas de divulgar os produtos: através da satisfação do cliente.

Nesse momento, algumas empresas começam a se encaminhar para o marketing offline, principalmente ao investir em materiais impressos. São catálogos, folders, convites, etc. que poderão criar uma comunicação mais direta com o cliente, fazendo-o sentir mais próximo da empresa. Nesse momento, é importante ter uma consultoria na gráfica, já que além de know-how em soluções gráficas, poderá remanejar o projeto para que continue dentro da verba.

Assim, o uso de soluções inovadoras poderá criar uma atmosfera de individualidade e atenção que o cliente espera receber, fortalecendo o marketing de relacionamento e revigorando o posicionamento da empresa.

Materiais impressos que são perfeitos para comunicações personalizadas:

  • Malas-direta;
  • Catálogo com dados variáveis que permitem uma comunicação individual com o cliente, reforçando as informações que podem ser de interesse dele;
  • Convites para participação de eventos fechados ou programas de fidelidade;
  • Cartas de feliz aniversário com vouchers de descontos anexados.

Essas ações precisam conter uma comunicação que mostre a individualidade desse cliente para a marca. Textos genéricos vão na contramão do objetivo da personalização, pense em comunicações one-to-one.

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