O receio de muitas empresas começa ao ouvir a palavra offline sendo relacionada a uma campanha. Os materiais impressos podem ser considerados diferenciais, mas ainda geram dúvidas quanto ao retorno do investimento. Um dos aspectos que se destaca durante essa discussão é a mensuração dessas ações.

O marketing promocional, por exemplo, encontra muitas forças nesse recurso para potencializar sua campanha e atingir o público-alvo de maneira impactante. Conheça as dicas que poderão ajudar na mensuração da sua ação offline:

 

  1. Aumento de vendas

A sua empresa precisa se atentar quanto às vendas após a campanha, elas serão o reflexo de como o público reagiu diante do seu projeto. Durante a sua ação de marketing promocional, será necessário impactar o cliente de forma mais direta e usar os materiais como vitrine para o seu negócio. Ao atrair o público para a sua loja, uma das responsabilidades do atendimento é descobrir qual caminho ele percorreu para estar ali, por isso poderá ser feito um questionário durante o cadastro sobre qual divulgação o levou até a loja.  Assim, você terá uma visão da amplitude que a sua ação alcançou, podendo direcionar seus investimentos de acordo com os resultados.

 

  1. Landing Page

Em uma ação de marketing offline, os seus materiais precisam estar alinhados com todos os canais da empresa. Se a sua ação for integrada ao online ficará mais fácil mensurar a influência causada nos clientes. Por exemplo, se os catálogos direcionarem para uma landing page do produto ou serviço da sua empresa, o ideal será criar uma página específica para receber apenas o público que recebeu o material impresso. Dessa forma, as informações poderão ser filtradas de forma mais ágil e detalhista.

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  1. URL específica

Assim como no exemplo anterior, as URLs poderão ser personalizadas para que a sua empresa consiga ter a mensuração exata de como os materiais offline influenciaram os clientes. A partir do momento que você cria um link que só será divulgado através de catálogos, malas diretas, flyers etc., os resultados do online serão equivalentes aos acessos por meio desses materiais. É preciso ficar atento para as campanhas não parecerem distintas, mas sim se completarem nas plataformas.

 

  1. QR Code

O QR Code é uma tecnologia que permite o direcionamento através do escaneamento de uma imagem. Como ele não apresenta o conteúdo imediatamente, gera curiosidade no público, estimulando o acesso. O desenvolvimento desse código precisa ser feito com cautela, porém a impressão não contém segredos, sendo aplicada em diversas superfícies e sem custos elevados. O leitor de QR Code está presente no acessório que não sai das mãos do público: celulares e tablets. Os aplicativos que possuem essa função são compatíveis com grande parte dos modelos de aparelho e ocupam pouco espaço na memória.

A mensuração da sua campanha de marketing promocional pode captar os dados no offline, trazendo uma visão sobre o funcionamento do seu planejamento e como a sua marca está posicionada diante dos clientes e do mercado. Assim, os materiais impressos deixam de ser um obstáculo e passam a potencializar sua campanha ao criar integrações entre online e o offline.

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