Mídias on e offline sempre foram motivo de grandes discussões nas empresas, mas chegou a hora de falar como juntas elas podem ser o diferencial da sua ação. Os dois formatos não precisam ter características completamente iguais, apenas precisam se adequar um ao outro. O segredo é desenvolver soluções integradas de campanha, que sejam complementares nos dois ambientes.

O cross-mídia, que é a integração de ações em diferentes plataformas, precisa estar alinhado para que a mensagem não se perca no meio do caminho ou que não tenha sentido de unidade. O planejamento será o mapa que guiará a produção das peças, por isso a comunicação visual e a mensagem precisam ser alinhadas em ambos os meios. As campanhas offline causam grande impacto no público, principalmente por conta do material impresso refletir mais credibilidade. Um ótimo meio para direcionar o digital. De acordo com uma pesquisa da Forrester Research, 79% das pessoas que recebem uma comunicação offline acabam buscando pelo produto, serviço ou empresa no online. Por isso, as soluções integradas precisam estar de acordo para receber o público e dar fluidez dentro da ação, tanto em quesito design e conteúdo, como em SEO e links patrocinados, levando o prospect a encontrar respostas assertivas e de forma mais rápida.

Algumas empresas investem nessa integração para gerar um buzz maior de seus produtos ou serviços. A ação Prateleira Digital, da Tesco, foi criada para potencializar as vendas e captar novos clientes. O funcionamento se deu nas prateleiras digitais em metrôs onde todos os produtos possuíam um QR Code, possibilitando a compra imediata e agendando a entrega de acordo com o endereço indicado. Como resultado, a ação conseguiu gerar 76% de novos cadastros em seu site.

A escolha da gráfica será muito importante para que essa integração aconteça de acordo com as melhores práticas, escolhendo as soluções integradas que sejam adequadas aos dois meios e possibilite comunicar de forma clara, objetiva e atraente.

Além disso, o comprometimento com o prazo precisa ser um dos pontos fortes ou poderá ocorrer uma quebra dentro do ciclo de planejamento. Em casos como marketing direto, os materiais poderão ser personalizados tanto no online quanto no offline para aumentar as chances de atingir o público final e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua base de contatos.

Por isso, ao invés de tentar escolher um meio, a sua empresa poderá trabalhar com a integração do online e offline para obter mais resultados e atingir o seu público de maneira mais ampla e efetiva.

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