Desenvolver um planejamento não é tão simples quanto alguns pensam, ter todas as diretrizes, estudo de mercado, público e diversos outros aspectos é um trabalho árduo e minucioso. Para que as chances de sucesso da sua campanha offline aumentem, será necessário colocar tudo na ponta do lápis, desde cenários positivos até negativos.
O budget é um dos pontos mais importantes e mais difícil de resolver. Para tal, é preciso deixar definido os objetivos que se pretende atingir e o detalhamento de cada etapa, assim a verba será direcionada corretamente. O que poderá ajudá-lo a direcionar a verba é o potencial de vendas, que é analisado através de diversas formas, como:

• Estudo do mercado: a porta de entrada para o seu produto/serviço se baseará em como o mercado está se comportando, quais as necessidades e hábitos de consumo. Através de dados como esses, será possível mapear o potencial do que irá oferecer.

• Datas comemorativas: muitas empresas contam horas para dias especiais, são onde têm seus melhores resultados. O seu budget poderá ser focado em datas que o seu produto seria mais procurado, como dia das mães, Natal, carnaval. Isso dependerá de quem é o seu target.

• Trocas coleção: para as empresas de moda, muitas vezes vale “guardar” a verba até a próxima coleção, já que terá uma mudança na vitrine. Não vale a pena investir em produtos com prazo de expiração. Dessa forma, o marketing offline poderá ganhar forças e gerar um impacto maior.

O importante é rastrear as oportunidades que o seu segmento terá chances de se destacar. Algumas campanhas precisarão de um investimento maior por conta de sua importância e dos objetivos que a marca pretende atingir. Uma forma de ampliar o alcance é variar nos meios de divulgação, adequando a cada público que se pretende impactar.
Ao contrário do que parece, a produção de materiais gráficos pode ajudá-lo a manter a campanha dentro do budget. Além de trabalhar o branding da marca, sua empresa poderá distribuí-lo esporadicamente. Os catálogos, panfletos, flyers e outros materiais impressos podem ser personalizados, tornando-se coringas, ou seja, sem informações que determinam sua utilização em datas específicas, podendo ser veiculados em diversos locais e dias.
Dessa forma, a sua ação de marketing offline terá toda a base para ser um sucesso. O importante é focar no momento e materiais corretos, assim você economizará tempo e dinheiro, aumentando as chances de crescer o reconhecimento da sua marca e gerando mais vendas.

 

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