Estar preparado para o mercado – independente do segmento – é algo muito difícil, principalmente quando é preciso alinhar-se com públicos específicos. Isso porque o desenvolvimento de qualquer campanha que apresente tanto a empresa quanto um novo produto ou serviço se baseia nas características do target, o qual muda com o passar dos dias. Como exemplo, podemos pensar nas atualizações dos softwares de celulares, elas acontecem constantemente para que os aparelhos se adaptem aos consumidores. Em outras palavras: tudo se atualiza de acordo com o comportamento do usuário.

Uma ação de marketing offline se molda a partir desse mesmo quesito. Ao olhar para o mercado e encontrar diversos públicos, algumas empresas acabam acreditando que o melhor caminho é fazer uma campanha geral e falar com todo mundo ao mesmo tempo. O que elas esquecem é que nem todo mundo é impactado diariamente com uma ação nas redes sociais e que ainda existe o público que gosta de receber catálogos de produtos em casa e que os lê mais de uma vez, como se fosse uma revista.

Ainda assim, é possível trabalhar com a mesma campanha para diversos targets, mas deve-se entender que isso implica em criar uma subcampanha para cada um deles, ou seja, o mesmo produto/serviço é apresentado com abordagens diferentes, separando o público mais jovem do público mais maduro e os públicos online e offline.

Para fazer essa diferenciação, primeiramente, é necessário definir quem é seu público e focar nos quesitos que já conhecemos (faixa etária, sexo, localização), porém, acima de tudo, no comportamento dos consumidores. Compreender como o consumidor se porta diante do segmento, como são suas práticas de compra, suas influências, sua jornada de compra e suas decisões é o segredo para definir qual será (ou quais serão) o público-alvo da sua ação.

Com tais informações, é possível estabelecer a forma de comunicação e quais os canais que mais impactam cada um dos seus públicos. Assim, você será mais assertivo na comunicação e terá maior chance de impactar o consumidor e converter a venda. Esse é o caminho ideal para escapar das boas e velhas campanhas que usam a mesma comunicação para todos os tipos de público e acabam não interagindo com ninguém.

Uma das chaves para entender cada um dos seus públicos é conhecê-los por meio de pesquisa e segmentá-los conforme o que consideram benefício primordial do seu mercado. É um ponto importante, pois muitas empresas definem qual é seu público focal quando é o público que precisa ter o produto como foco.

Dessa maneira, apesar de ser possível trabalhar com mais de um público-alvo, fica claro que a escolha estará de acordo com fatos mutáveis e não apenas vinculada àquelas fichas cadastrais que estávamos habituados a usar como parâmetro para definição de campanhas.

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