Durante o processo de brainstorm da sua campanha de marketing offline, muitas ideias inovadoras em relação aos materiais impressos surgirão. Por isso, vale anotar cada uma delas para discutir com a sua gráfica como poderão ser implementadas ao seu projeto.

Além disso, ela conseguirá trilhar um caminho para desenvolver soluções integradas ao seu briefing. Por isso, antes de dar continuidade, vale investir em uma conversa para exercer as melhores práticas para os seus materiais gráficos.

Esse checklist mostrará os principais aspectos para quando você for contatar a sua gráfica:

 

  1. Objetivo

O primeiro ponto a ser discutido com a gráfica será o objetivo e os detalhes da sua campanha de marketing offline. Será necessário posicioná-la quanto ao cenário que a sua empresa enfrentará e como ela pretende atuar nele, não deixando de comentar como será a sua dinâmica e qual o público a ser impactado.

A partir de então, a gráfica saberá como prestar uma consultoria com as melhores soluções para ajudar a potencializar a sua campanha e conquistar os melhores resultados.

 

  1. Soluções gráficas

Agora é o momento de expor todas as ideias do brainstorm! A gráfica dará diretrizes sobre como unir o objetivo da sua campanha às soluções gráficas de forma que impactarão os seus consumidores da melhor maneira. Por exemplo, em uma ação de marketing direto que deve ser mensurável e gerar uma atração grande diante seus clientes e prospects, o seu projeto precisará de certos diferenciais. As soluções integradas recomendadas pela gráfica terão o objetivo de refletir a sua ação de marketing offline nos materiais.

Esse ponto também será grande influenciador no seu prazo final, pois conforme as escolhas das aplicações, será necessário saber se o fornecimento de impressões estará de acordo com o tempo para as aplicações e entrega.

 

  1. Formatos de materiais

Tamanhos e formatos são aspectos que a gráfica poderá influenciar fortemente. Será necessário a consultoria para saber como trabalhar esses aspectos em relação a legibilidade e investimento. Não adianta investir em um formato inovador e o conteúdo passar despercebido para o consumidor final. Além disso, os custos podem sofrer alteração conforme o tamanho e formato do seu arquivo. Alguns centímetros a mais ou a menos poderão diminuir o seu investimento por conta do aproveitamento do papel e ainda evitar desperdícios.

 

  1. Fechamento de arquivo

Esse é um dos passos mais importantes, por isso é preciso sanar todas as dúvidas com o profissional da gráfica. Antes de fechar o arquivo, confira quais são os melhores formatos para o seu documento não sofrer alterações.

Tamanho, cor, fonte, formatos etc., podem ser modificadas caso um arquivo não seja finalizado corretamente. Se a gráfica não tiver conhecimento de que ocorreu um erro na hora do fechamento do arquivo e gerar a produção, provavelmente a sua empresa terá que refazer os materiais arcando com o custo e poderá ultrapassar o prazo de entrega.

 

  1. Prazo

Esse é um dos maiores desafios entre gráficas e empresas: o prazo. É muito importante que essa seja um dos primeiros pontos discutidos. Não será nada agradável fazer todo o planejamento, escolher os materiais, as soluções gráficas e por fim descobrir que não poderá ser entregue na data determinada. Por isso, fale sobre as suas ideias e qual será o prazo final, se a gráfica confirmar que será o suficiente, aí sim, estenda a conversa para definir todos os detalhes.

 

A consultoria de uma gráfica será uma parceria em busca do melhor resultado, por isso não tenha medo de ter conversas longas e esclarecedoras sobre os objetivos da sua empresa e as ideias que desenvolveu ao logo do planejamento da campanha offline.

Além desse checklist, clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do e-book que dará mais diretrizes sobre como não errar no briefing para a gráfica.

Fale agora com um de nossos especialistas.

Sente-se e fique à vontade, venha conhecer mais sobre a RR Donnelley!

Clique no botão e entre em contato diretamente com nossa equipe comercial.

Os Comentários estão fechados