O nascimento de uma marca ou até mesmo sua “reciclagem” têm um princípio: ativação. Através de campanhas ou de ações de marketing, o principal objetivo é impactar o target da empresa. Mas, engana-se quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Apesar dos anúncios online permitirem um filtro para encontrar o target, o mais difícil é conseguir um espaço na memória do consumidor.

Cada passo do planejamento de marketing deve visar um diferencial, algo que provoque uma reação ao que foi divulgado. É importante lembrar as três etapas que o consumidor precisa vivenciar: conhecer, se identificar e simpatizar. A partir do momento em que o posicionamento é criado, dobram-se os esforços para que os passos sejam dados apenas para frente.

Embora o marketing online tenha assumido uma enorme fatia dos budgets e seja um dos principais canais para chegar ao target, o branding precisa sair do comum para não perder tempo e oportunidades.

Considerando-se que uma verba já foi separada, será que é melhor dividi-la ou concentrá-la? É como um jogo: se você possui um valor para apostar, aumentar as opções é ampliar suas chances de ganhar.

Por que materiais gráficos?

Porque ainda lidamos com seres humanos. Receber um e-mail não é o mesmo que receber um cartão personalizado. Uma das formas mais efetivas de conquistar um consumidor é através das sensações que a marca pode oferecer. Acredite, os materiais gráficos podem ajudá-lo nisso. A possibilidade de sentir um aroma e associá-lo a uma lembrança, a credibilidade de um cartão escrito à mão e a identificação por texturas mostram como o aspecto físico ainda é uma poderosa ferramenta de impacto.

Ao unir comunicação visual e soluções gráficas, as empresas conseguem atingir um patamar diferenciado no relacionamento com seus clientes. Para algumas empresas, trabalhar com serviços de impressão é sinônimo de passado, mas o que poucos observam é que isso se tornou um diferencial de valor diante dos olhos dos consumidores.

Apesar de saber que não é único para as empresas, o público-alvo precisa sentir-se especial. Em quantos cases, para pedir desculpas, o CEO de uma empresa manda uma carta para o consumidor. Uma simples foto desse ato ganha milhões de likes e faz a empresa crescer no mercado. Todos querem uma carta, todos querem sentir a segurança de que serão bem tratados e lembrados quando algo dá errado; não querem apenas a certeza de que ficarão horas ao telefone tentando falar com o serviço de atendimento ao cliente.

Porém, não é preciso esperar que algo dê errado para mostrar ao cliente a importância que ele tem para a empresa. Entregar um material personalizado, uma mala direta ou até mesmo um simples catálogo cria a imagem de que a empresa investe no melhor para atrair seus clientes. Tal posicionamento eleva o valor da marca para seus consumidores. Perceber que existe um cuidado maior com ele reflete na decisão do consumidor acerca de um possível relacionamento com a empresa.

Por isso, se a campanha da sua empresa está prestes a começar, não se esqueça de se posicionar quanto à importância do marketing offline, tanto para curto quanto para longo prazo. O importante é não se concentrar apenas em divulgar informações, mas em conquistar o target que sua empresa tanto deseja.

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