Quem trabalha em agências de marketing, principalmente na equipe de criação, passa pelo menos 40% do seu tempo ajudando a montar apresentações mirabolantes para conquistar um novo cliente em uma concorrência. São horas dedicadas ao PPT, dentro de uma sala, a fim de condensar e explicar da melhor maneira as ideias que a equipe teve para o projeto.

Não é um trabalho fácil e muito menos rápido. Mas existe uma alternativa que pode ajudar na hora de expor os feitos da agência a um prospect. Algumas empresas adotam o “book”, que é um material especial, impresso, no qual são mostrados os cases e outras ações que as empresas já desenvolveram para seus clientes.

A ideia é que o livro seja um material “coringa”, quase um anuário de ações das agências e sirva para “marcar” as estratégias de marketing mais interessantes e de melhor resultado no ano. Determinadas agências imprimem com frequência projetos desse tipo e eles servem como fonte de consulta interna de ações antigas, criando inspirações para clientes e estratégias futuras.

Quando o “book” é bem feito, com fotos interessantes e conteúdo bem definido e objetivo, encanta qualquer prospect e ainda oferece a sensação de credibilidade e organização da agência para aquele cliente em potencial.

Pode parecer um conselho “básico”, mas algumas agências se esquecem de mostrar seus cases e falar de ações marcantes em apresentações. Vale guardar todo material impresso dos clientes. Apresentar catálogos e outros materiais impressos que tenham feito parte de uma ação promocional ajuda a valorizar o nome da agência, impressiona e conquista o prospect. É importante lembrar também que existem gráficas que imprimem projetos especiais como esses e de edições bastante limitadas.

Por outro lado, vale pensar que tal produto pode ainda ser transformado em pequenos catálogos de cases que a agência deixa na recepção e nas salas de reuniões e que os funcionários têm à sua disposição para apresentar a potenciais clientes. Projetos desse tipo podem render muitas vendas futuramente.

 

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