Você pode não conhecer o termo mídia out of home (MOOH), mas ela já está presente há muito tempo em nossas vidas e nos impacta de uma maneira tão eficiente quanto outros tipos de mídia.

Mas o que é isso?

Traduzindo brutalmente do inglês, a mídia out of home é a mídia fora de casa, ou simplesmente a definimos como publicidade ao ar livre. Podemos citar alguns exemplos estáticos, como outdoors, cartazes e placas. Também já existem modelos digitais e interativos: painéis e displays em shoppings, supermercados, aeroportos e até mesmo no transporte público.

Para as empresas que ainda se perguntam se devem ou não investir em mídia out of home, a resposta é muito simples: se você busca envolver seu público-alvo em suas campanhas, seja através das interações ou da tecnologia, a MOOH é muito válida.

Vantagens

Alcance – Segundo o blog Admooh, que traz conteúdos muito relevantes sobre mídia out of home, essa publicidade alcança 60% da população economicamente ativa no Brasil, um número superior a grandes meios de comunicação, como internet, jornal e TV a cabo, sendo a segunda mídia mais influente nas grandes capitais.

Alta Frequência – A MOOH acompanha o consumidor durante todo o seu dia, desde que sai de casa, chega no trabalho até a volta para o lar, incluindo o horário de almoço. Exposição 100% do tempo.

Penetração – Este tipo de mídia vai encontrar o consumidor no momento em que ele estiver apto a ser impactado por novas informações. Em locais que utilizam telas para se comunicar, a imersão da marca é muito maior.

Flexibilidade Geográfica – Como dito anteriormente, é possível impactar o consumidor em diferentes locais por onde ele passa durante o seu dia a dia e ainda escolher os lugares que seu público-alvo mais frequenta.

Dicas para ser assertivo na sua campanha com mídia out of home:

  • Definir uma mensagem simples e impactante;
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  • Usar fontes grandes e claras. Lembre-se: o público está em movimento e precisa enxergar o que você tem a dizer de longe.
  • Certificar-se de seguir os regulamentos do local, afinal, cada cidade possui suas regras e é necessário estar de acordo com elas para não ter problemas judiciais.
  • Criatividade no conceito e no design são primordiais. Lembre-se que você precisa chamar a atenção em um ambiente movimentado.

Seguindo essas dicas e sabendo o momento certo de atingir o seu público-alvo, certamente sua campanha será um sucesso e seu retorno garantido!

Para se inspirar

Quando pensamos na integração de mídia on e off, é normal que imaginemos alguns mecanismos (como o QR code) usado para dar mais atividade e atualização a materias offline. Recentemente, temos sido impactados por campanhas de MOOH de grandes empresas da internet.

Em São Paulo, o Google tem usado os famosos termômetros para instigar o público a pesquisar temas, como por exemplo, o nome da cantora Rihanna.

Outra gigante do online que usou outdoors para aumentar o tráfego na ferramenta é o Twitter. O famoso passarinho azul utilizou temas polêmicos que foram Trending Topics na ferramenta em 2016 e os divulgou com imagens em cidades como Los Angeles, Nova York e São Francisco.

E, para inspirar os criativos a explorar a mídia out of home de maneira diferente, fica aqui um vídeo de como a IBM usou esse tipo de exposição para divulgar um conceito.

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