O marketing digital ganhou espaço e muito se deve pelo fato de conseguirmos medir praticamente cada KPI de uma campanha online. Esse mesmo motivo fez com que algumas empresas revertessem seu investimento em ações offline para o online. Mas se dissermos que ferramentas digitais podem mensurar ações realizadas no mundo real?
Conheça as 5 maneiras de medir o sucesso de sua campanha offline:
1. Fontes de tráfego: presentes em ferramentas como Google Analytics, as fontes de tráfego irão mostrar por onde o consumidor acessou o site, seja redes sociais, links patrocinados ou URLs construídas especialmente para medir o tráfego de suas ações em materiais impressos. Assim, elas poderão mapear qual é o meio que está atraindo mais visitantes, facilitando o planejamento para futuros investimentos.
2. Monitoramento de redes sociais: as campanhas offline tendem a se expandir para as redes sociais, seja em menções, fotos ou até uma interação que foi pré-definida na estratégia de marketing. Por exemplo, algumas marcas investem em algo muito simples para aumentar o alcance: as hashtags (#). Quando um filme é lançado ou um novo produto, as mensagens no Facebook, Instagram e Twitter acabam carregando as #, que ajudarão no monitoramento. Dessa forma, será possível mensurar quanto e como a sua campanha conseguiu impactar os consumidores.
3. Acessos diretos ao site: na fonte de tráfego é possível ver o número de acessos diretos ao site ou hotsite que a sua empresa divulga nos materiais impressos. Esse tipo de acesso acontece quando o consumidor já tem o endereço da página, não a procurando via Google ou sendo redirecionado de algum anúncio online. Dessa forma, os acessos diretos irão aumentar conforme sua campanha offline se torne efetiva. Uma dica é criar urls e QR Codes específicos para serem divulgados nos materiais, assim quando feito o monitoramento, ficará mais claro a fonte principal de acessos.
4. IP: algumas ferramentas de mensuração conseguem rastrear o IP dos visitantes, então quando são criadas campanhas geolocalizadas, você conseguirá ver o número de acessos de locais específicos. Essa também será uma forma de ver se a sua ação foi um sucesso na praça escolhia e expandiu para outros lugares.
5. Cadastro online: Durante uma ficha cadastral, poderá ser inclusa a pergunta por onde o consumidor conheceu a marca, desta forma poderá ser comprovado o meio que o impactou. Os cadastros são uma ótima opção para capturar diversas informações, tornando a base de dados da empresa mais detalhada e constantemente atualizada.
Essas formas permitirão que a sua empresa consiga obter os dados do impacto que a campanha offline causou. Ao alinhar as estratégias de marketing, não se esqueça de deixar específico pontos que poderão facilitar ainda mais a mensuração, como a implementação das ferramentas, características únicas nos materiais que poderão ser mencionadas no online, QR codes, etc. Assim, o relatório final para comprovar como as campanhas offline são de fato efetivas ficará ainda mais completo.

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