Quem nunca ouviu a frase “o papel aceita qualquer coisa”? É verdade, podemos colocar qualquer coisa em um pedaço de papel. Não serão as ferramentas de edição ou as impressoras que nos dirão que há algo errado no material. Por isso, é necessária atenção redobrada antes de iniciar a produção de um material.

Quando falamos sobre atenção, não nos referimos apenas a erros de gramática e ortografia, mas destacamos o fato de que o marketing offline gera impacto e comunicar algo erroneamente, não analisando as imagens usadas, utilizando textos de maneira inapropriada ou empregando qualquer tipo de mensagem de forma equivocada, trará algumas dores de cabeça logo no primeiro momento:

  1. Investimentos de dinheiro e de tempo desperdiçados.
  2. Não retorno do investimento feito.
  3. Possível crise de imagem para a marca.

Devemos considerar sempre que o material gráfico tem o poder de potencializar vendas, como também de sustentar a mudança de posicionamento da marca. Portanto, errar na comunicação pode ser fatal para uma campanha. A cautela para desenvolver projetos offline precisa ser maior e o olhar precisa ser bastante crítico antes que o material seja colocado para rodar.

Por isso, se a campanha impressa da sua empresa não está trazendo os resultados esperados ou você quer se prevenir de possíveis erros, as dicas apresentadas são cruciais.

 Planejamento

Às vezes, precisamos voltar para o início em busca do erro. Que tal revisar o planejamento e todos os detalhes. Como foi escolhido o material? Por quê? Será esse o material mais efetivo para o que você quer falar e com quem quer falar?

Sempre vale lembrar que é necessário fazer uma pesquisa aprofundada para entender os hábitos e os comportamentos do target; dessa forma, a escolha do material gráfico será mais assertiva.

 Conteúdo

O impacto de um material se dá por meio de um conjunto de itens, como cores, formatos, imagens e soluções gráficas. Porém, o conteúdo é o rei entre todos esses itens. Informar ao leitor o que é o produto ou serviço é essencial. Além disso, o discurso precisa estar alinhado com o target. Não adianta fazer um trocadilho do linguajar de jovens quando o público-alvo tem entre 40 e 60 anos.

Tenha certeza de que todas as informações estão corretas e sem erros gramaticais e/ou ortográficos. Erros podem prejudicar a credibilidade do seu material.

 A gráfica

O know-how de uma gráfica é um grande diferencial nos projetos. Trabalhar com profissionais comprometidos pode potencializar o impacto final do material impresso. Nesse momento, é necessário considerar uma gráfica que ofereça serviços de consultoria, pois ela pode apresentar soluções com probabilidade de melhor desempenho.

O investimento na escolha do fornecedor deve ser feito pensando na qualidade, por isso é preciso realizar uma pesquisa no mercado para saber .

 Pesquisa

Não tenha medo de perguntar o que está errado! Vá até os consumidores e faça uma pesquisa direta para saber o que eles acharam do material, o que eles mudariam e quais os pontos positivos. Ter contato direto com o consumidor pode ajudar a entender melhor o público-alvo e solucionar os erros do projeto. Nada como um bom teste para mostrar os caminhos corretos para impactar seu público.

 O conjunto da obra

Texto, imagem, cores e formatos se tornam algo único depois da impressão, então, confirmar se todos esses elementos passam a mensagem correta é extremamente importante para o sucesso da campanha.

Provas de materiais são essenciais para visualizar o material pronto e entender se o que foi planejado será entregue e se todos os elementos juntos comunicam de forma adequada a mensagem.

Tais itens podem ajudá-lo a encontrar os erros do seu material gráfico e impedir que alguns equívocos aconteçam. Caso já esteja pronto para desenvolver o briefing da gráfica, conheça no e-book abaixo mais dicas de como evitar retrabalhos.

 

Fale agora com um de nossos especialistas.

Sente-se e fique à vontade, venha conhecer mais sobre a RR Donnelley!

Clique no botão e entre em contato diretamente com nossa equipe comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *