Determinar a verba das ações de marketing offline previamente nem sempre significa que no meio do caminho não haverá alterações. Pelo contrário, mesmo adicionando uma porcentagem para eventualidades alguns planos podem ultrapassar os custos previstos ou mesmo sofrer reduções.

O interessante é sempre otimizar os custos considerando a qualidade do trabalho. Por isso, saiba que é possível manter o nível desejado do job, sendo para catálogos ou outras soluções gráficas, e ao mesmo tempo evitar ultrapassar a verba estipulada. Existem meios de inclusive economizar ou produzir mais com a mesma quantidade de material de impressão. Quer saber como? Confira!

 

1. Papel

As gráficas possuem padrões de tamanhos de papéis para que no momento do corte não ocorra desperdícios. Por isso, é necessário que o arte finalista ou responsável pelo fechamento do arquivo verifique quais são os formatos mais adequados para o material impresso.

Por exemplo, uma folha a mais para apenas uma unidade de cartão de visita é um grande desperdício e um custo alto e desnecessário. O melhor é adequar o tamanho do arquivo para que esse cartão a mais seja inserido dentro da folha que está sendo utilizada.

Dica: peça sempre para equipe de criação entrar em contato com a equipe da gráfica, dessa conversa pode sair uma ótima consultoria. Vale lembrar mais uma coisa, estamos acostumados a formatos convencionais de papel como: A5, A4, A3… mas há uma infinidade de possibilidades, pergunte ao seu consultor gráfico em qual tipo de papel é mais indicado.

Lembrete: quanto maior o tamanho do impresso, menor o custo.

 

2. Base de Dados

Quando uma ação tem um target específico, a empresa pode usar a base de dados para conseguir uma assertividade maior no impacto da mensagem. Assim, por essa informação ser interna, não haverá custos para realizar pesquisa ou captação de dados. Por isso é importante ter um CRM atualizado.

Para facilitar e ser mais assertivo, é interessante filtrar a sua base dados conforme a necessidade da ação. Exemplo: caso você precise impactar um público para o lançamento de um produto, veja quem são seus clientes que consomem produtos relacionados ou que possuem o perfil de consumidor indicado para o lançamento e impacte-o com uma mala-direta. Caso for possível oferecer uma amostra, seria ótimo.

Além disso, o contato com clientes atuais ou até mesmo com os que estão na base, mas não estão ativos, pode reforçar a imagem da empresa e relembrar seus serviços ou produtos.

 

3. Materiais Coringa

Se você já passou pela problemática de imprimir vários folders promocionais para uma ação relâmpago e sentiu que desperdiçou dinheiro por conta de ter jogado alguns desses folders no lixo depois da promoção, temos uma dica para você: produza materiais coringa.

Como eles funcionam: faça impressões que falem genericamente da sua promoção e deixe dados que são mutáveis como endereço de lojas; descontos; período da promoção passíveis de serem mudados. É só pensar em materiais impressos que podem ter um espaço para inserção manual de dados.

Assim, você terá em mãos um material que pode ser reutilizado em várias ocasiões e por muito mais tempo.  Chega de desperdício!

 

4. Logística

Algumas gráficas oferecem esse serviço juntamente do serviço de impressão. Assim, não será necessário contratar outra empresa para fazer a distribuição dos materiais. Além de esse tipo de serviço integrado poder trazer um acordo mais atraente em relação a custos.

Fora que você pode ter a garantia de que seus materiais serão entregues a tempo e com a qualidade devida.

 

5. Adaptação

“Menos é mais”

Se a sua prioridade é qualidade, que tal revisar o número de páginas? Por exemplo, um catálogo de moda precisa de todos os ângulos da foto? Uma a menos, além de despertar a curiosidade no cliente e levá-lo à loja, irá diminuir o custo de número de páginas e será possível transferir a verba para a qualidade do papel e da impressão.

Um material com conteúdo completo e uma alta qualidade no papel e texturas terá um impacto maior, já que somos impactados não só pelo visual mas também pelos outros sentidos.

Por isso, um material com adaptações de layout e bem planejado pode otimizar os custos e até possibilitar a realização de material com melhor qualidade, impactando seu público de uma forma mais diferenciada.

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