Os materiais impressos irão refletir a imagem da sua empresa, por isso é necessário que a escolha da gráfica seja cautelosa e minuciosa. Ela precisará oferecer soluções integradas para promover resultados que atinjam seus objetivos.

Algo que precisa ser considerado antes de tudo é a pesquisa da capacidade de fornecimento de impressão que a gráfica pode oferecer, já que ela poderá ter todas as qualidades, mas não estará preparada para receber uma alta quantidade de material para produção e isso afetará o processo por completo.

Depois de confirmar essa informação seja crítico quanto aos itens a seguir, eles serão decisórios para que a sua empresa encontre o melhor serviço gráfico:

 

  1. Consultoria

Durante a fase de pesquisa, não tenha medo de fazer todas as perguntas necessárias para os profissionais. Dúvidas quanto a equipamento e suporte ao cliente são os mais importantes. Ao mesmo tempo, não deixe de sentir o ritmo que a gráfica trabalha, o atendimento deve ser impecável desde o primeiro momento. Será através dele que a gráfica poderá conquistá-lo ou espantá-lo, por isso a primeira impressão deve exalar confiança e comprometimento.

A partir de então, tenha detalhes sobre a consultoria que a gráfica poderá oferecer diante do seu objetivo, como:

  • As melhores práticas para não desperdiçar papel;
  • Sugestões de soluções gráficas para o seu projeto;
  • Como economizar sem afetar a qualidade dos materiais;
  • Quais os melhores formatos para um determinado material;
  • Como entregar o arquivo corretamente para a gráfica;
  • Quais acabamentos utilizar para impactar o seu público-alvo e dar um ar de refinamento na peça;
  • E principalmente a percepção de que eles se preocupam com os resultados do projeto dando sugestões que vão acrescentar na campanha.

Nesse momento, o know-how da empresa será uma vitrine para que você tenha acesso a todas as possibilidades de consultoria e sinta-se seguro antes e durante o processo de desenvolvimento dos materiais.

 

  1. Qualidade na produção e na entrega

Depois de definir os tipos de materiais que serão utilizados na produção do seu projeto, peça protótipos que foram desenvolvidos pela gráfica e que contem características semelhantes ao seu. É importante ter em mãos o portfólio da gráfica para que você tenha maior percepção de como os materiais são produzidos e a qualidade que possuem. Observe e tire todas as dúvidas quanto a fabricação, finalização e não deixe de conhecer as máquinas e pesquisar se a capacidade do fornecimento da impressão estará de acordo com a qualidade prometida.

Além disso, fique atento quanto a qualidade de entrega. Saiba se a gráfica se responsabilizará caso ocorra algum dano quando transportarem seu material e se ela cumprirá os prazos estabelecidos. Em alguns casos, o atendimento poderá te manter informado quanto ao status do percurso e evitará preocupações na finalização do processo.

 

  1. Soluções gráficas

As soluções gráficas podem ser consideradas uma das vertentes da consultoria. Uma das melhores formas de avaliar o comprometimento da gráfica é através das soluções integradas que ela consegue criar entre o seu projeto e as opções que ela pode oferecer.

Por isso, busque por empresas que possuam uma gama de opções e não tenham medo de inovar. Lembre-se que as soluções gráficas poderão impactar seus consumidores e potencializar as vendas, como por exemplo: fragrâncias, texturas e produtos integrados na impressão.

 

  1. Calibragem de monitor

Esse é um serviço que pode evitar grandes problemas no resultado do seu projeto. A calibragem do monitor é oferecida pela gráfica na qual os profissionais ajustam as configurações do seu monitor visando evitar erros na visualização das cores do material impresso.

Como a aparência das telas são ajustáveis por seus usuários, a mudança de tons muda conforme essas alterações. Então, a cor que o profissional visualiza no computador da gráfica não é a mesma que você pode ter “escolhido” no desenvolvimento do seu projeto. Como a precisão da impressão estará de acordo com as máquinas internas, esse serviço poderá evitar grandes erros e refações. Por isso, além de deixar especificado RGB, CMYK ou Pantone, também procure uma gráfica que ofereça a calibragem de monitor para diminuir ainda mais os riscos.

 

  1. Acompanhamento interno

As empresas buscam ter um controle maior e mais detalhado quanto aos processos do material de impressão. Por isso, em algumas gráficas existe a possibilidade de acompanhamento interno durante a produção.

Principalmente em tiragens grandes ou customizadas, alguns profissionais ficam preocupados quanto a erros que podem acontecer. Então, uma gráfica que oferece um estabelecimento interno para a sua hospedagem, criará uma segurança maior durante ao processo. Além de ser benéfico para a sua empresa, a gráfica consegue alterar ou evitar erros antes que comprometa todo o material e o prazo estipulado.

Com essas dicas, a sua empresa poderá ficar mais atenta quanto a serviços que serão oferecidos e como eles impactarão no processo do seu projeto. Esses aspectos poderão ajudá-lo a decidir qual gráfica estará mais qualificada durante as etapas de planejamento, processo e finalização do seu material.

Fale agora com um de nossos especialistas.

Sente-se e fique à vontade, venha conhecer mais sobre a RR Donnelley!

Clique no botão e entre em contato diretamente com nossa equipe comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *