Desenvolver catálogos não é um trabalho simples, é preciso muita cautela e planejamento antes de ele chegar ao cliente e, principalmente, de enviá-lo à gráfica. Dessa forma, a sua empresa evitará diversas alterações que comprometeriam a qualidade do produto final e acabariam aumentando os gastos.

Conheça as 5 dicas que o ajudarão na produção de um material qualitativo de acordo com a verba estipulada:

  • Objetivo: Essa deve ser a primeira etapa antes de colocar mãos à obra. É preciso se perguntar qual é o objetivo do seu material e quais as metas que pretende atingir através dele. A partir de então você conseguirá criar um filtro para começar a separar os conteúdos necessários para produzir de forma mais objetiva e evitar erros que aumentariam o tempo e verba do projeto.
  • Pesquisar: Quando o projeto estiver pré-definido, será a hora de começar a cotar os valores. Procurar os projetos que a gráfica já desenvolveu, seu know-how, críticas online e todo o tipo de informação necessária para tomar uma decisão precisa e certeira. Afinal, escolher corretamente será o ponto chave para diminuir a possibilidade de erros e refações ao longo do processo.
  • Consultoria: Trabalhar com uma gráfica que ofereça consultoria poderá ajudar (e muito) no valor final do seu material. As diretrizes para vários aspectos como, quantidade de página, disposição de fotos, tipo do papel e até mesmo organização do conteúdo, serão de grande ajuda para criar o material corretamente e dentro do seu orçamento. Por exemplo, a mudança do tipo de papel poderá impactar pouco na qualidade, porém muito no valor.
  • Imagens: A organização e a quantidade são os grandes segredos deste item. Algumas marcas pecam ao querer mostrar todos os seus produtos, de todos os ângulos e cores, tornando o arquivo gigante e excedendo o número de páginas que a verba comporta. Dessa forma, a sua empresa poderá sobrecarregar o material e tirará toda a sua atratividade. Escolha as imagens que chamarão atenção do produto e que mostram seus diferenciais.
  • Soluções gráficas: Uma das vantagens dos materiais impressos são as soluções que podem ser usadas para impactar o consumidor. Seja um papel texturizado, alto relevo, fragrâncias e até mesmo amostras do produto, como tecido. Nessa hora, principalmente, será necessário a consultoria da gráfica, que dará direcionamento das melhores soluções para o contexto do seu catálogo e de acordo com o budget.

 

Essas dicas poderão fazer o seu trabalho ser mais eficiente e potencializar o resultado final do seu material impresso. Além disso, poderão ajudar a sua empresa a manter-se dentro da verba sem precisar comprometer a qualidade atendendo o tempo necessário para execução.

Fale agora com um de nossos especialistas.

Sente-se e fique à vontade, venha conhecer mais sobre a RR Donnelley!

Clique no botão e entre em contato diretamente com nossa equipe comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *