Uma trajetória de grandes conquistas

A RR Donnelley nasceu do sonho, da persistência e da certeza de que um dia seria um grande empreendimento. E essa convicção cresceu ainda mais em seu fundador Richard Robert Donnelley, em 1864, em Chicago, nos Estados Unidos, quando um grande incêndio destruiu toda a empresa. Com perseverança e contando com a confiança de seus clientes e fornecedores, Richard Robert recomeçou do zero. Com cartas de crédito, foi ao banco e, com paciência e determinação, construiu o que hoje pode ser considerada uma das maiores expoentes do segmento gráfico mundial.

Em 1928, após anos de árduo trabalho e dedicação de seu fundador e de seus funcionários, ocorre um fato marcante e decisivo para a companhia: a impressão de 200 mil exemplares da revista americana Time. Esse foi o começo de sua conquista do mercado editorial de elevadas tiragens, no mundo todo. Quase dez anos depois, com os avanços tecnológicos, bem como com a criação da tinta de impressão a calor, que garantiu a produção em alta velocidade, acontece mais um marco na história da empresa: a gráfica publica a primeira edição da Revista Life, com 446 mil exemplares.

Nas décadas de 50, 60 e 70, a RR Donnelley se expande de forma vigorosa e abre diversas unidades industriais nos Estados Unidos. Com o forte crescimento no mercado editorial, a gráfica passa a ser reconhecida como a maior empresa de impressão comercial do mundo.

Finalmente, nos anos 80, a companhia alcança atuação global e, na década de 90, inaugura uma fábrica no sudeste da Ásia, em Cingapura, e inicia suas operações na América Latina, chegando à Argentina, México e Chile.

Em março de 2004, confirma-se a compra da Moore Wallace Incorporate pela RR Donnelley formando, assim, uma das maiores indústrias gráficas do mundo, com faturamento anual de US$ 10,1 bilhões e 55 mil funcionários, espalhados por 125 fábricas e 600 escritórios presentes em mais de 35 países da América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. A fusão unificou duas empresas líderes em seus segmentos de atuação, com soluções e produtos complementares, formando uma nova companhia de liderança global em soluções gráficas, a RR Donnelley Moore.

Em 2007, a RR Donnelley anuncia a unificação da oferta de seus serviços de impressão e atividades correlatas sob uma marca única. Moore Wallace, Moore Canada, Moore Response Marketing, Moore (na América Latina), OfficeTiger e a rede Norte-Americana de Instalações de Impressão Comercial foram rebatizadas como “RR Donnelley”. A decisão reflete a capacidade exclusiva da RR Donnelley de fornecer soluções totalmente integradas de fonte única que cobrem uma faixa completa de capacitação para fornecimento de impressão e serviços.

Atuação global

A RR Donnelley é líder global em soluções gráficas, listada na Fortune como uma das 500 maiores corporações da América.

Em 2010 contabilizou uma receita de mais de 10 bilhões de dólares. A corporação é hoje o maior diretório de impressões do mundo, atendendo os maiores mercados dos EUA; é também responsável pela impressão de bilhões de catálogos por ano e ainda atende as companhias mais importantes de catálogos no mundo. Além disso, opera um dos maiores arquivos de documentos eletrônicos da Europa, com bilhões de dados, que atende milhões de solicitações para uma organização de serviços financeiros mundialmente conhecida.

E os números não param por aí. Todos os anos compra mais de 25.000 toneladas de papel para atender às demandas dos clientes e ainda tem capacidade para processar e imprimir mais de 1,6 bilhões de peças por ano e de digitalizar e indexar mais de 750.000 páginas por dia. A gráfica também recebe, digitaliza e indexa mais de 40 milhões de itens de documentação. Nas unidades fora do Brasil, são confeccionadas mais de 350 bilhões de páginas de lista telefônica, sendo a quarta colocada do Top 5 mundial dos editores de listas independentes. A empresa é responsável ainda por mais dois grandes feitos: a impressão de 50% dos best sellers do New York Times e a maior fabricação de Bíblias vendidas a varejo, no mundo.

Por acumular esses altos números em sua produção no mundo inteiro, a RR Donnelley foi listada, pelo quarto ano consecutivo, entre “The 400 Best Big Companies”, pela Forbes Online, na categoria de indústria de médio. Além disso, está no Top 100 da InformationWeek Innovative User Of Computer Technology e é a número 38 entre as Top Green 50 Nominated Outsourcers pelo The Black Book of Outsourcing. Atualmente, ainda faz parte do Top 10 dos livros comerciais e Top 5 das publicações direcionadas à educação.