Fique por dentro
Acontece
. Últimas notícias e informações relevantes
15.08.2014
fonte: RR Donnelley

Declaração de RR Donnelley sobre a falência de RR Donnelley Argentina SA

RR Donnelley RR Donnelley & Sons Company (Nasdaq: RRD) faz  a seguinte  declaração  sobre  o pedido de  falência arquivado na justiça pela RR Donnelley Argentina(RRDA), em 11 agosto de 2014.
 
Thomas J. Quinlan, presidente e CEO da RR Donnelley & Sons Company afirma que depois de muita discussão, análise e avaliação de diferentes alternativas para manter a  RRDA  em operação, tomou a difícil decisão de oficializar o seu pedido de falência depois de 22 anos de presença na Argentina. 
 
• A indústria de impressão, há muito tempo deixou de ser um negócio rentável e a perspectiva de vendas futuras não é positiva. 
 
• O negócio RRD Argentina não é solvente. 
 
• RRD Argentina sofreu uma redução constante e significativa nas vendas e não prevê uma alteração desse cenário no futuro próximo. 
 
• RRD Argentina alinhou todas as suas decisões de negócio com as atuais leis da Argentina. 
 
Durante a análise das alternativas disponíveis que pudessem resolver esta situação os seguintes fatos foram levados em conta: 
 
• RRDA obteve um Programa de Recuperação Produtiva (REPRO) em setembro de 2013, mas a Comissão Interna recusou-se a assinar o mesmo, impedindo que RRDA pudesse tomar as decisões necessárias para mudar o curso da empresa o que piorou ainda mais a situação econômica e financeira. 
 
• Durante três meses RRDA realizou diversas reuniões com os sindicatos nacionais e provinciais em busca de um consenso para o Plano de Prevenção de Crises, a fim de evitar a aplicação da falência. Esse plano previa a redução de pessoal e assim a recuperação da lucratividade, mas novamente não foi aceito pelos sindicatos.
 
• RRDA se reuniu e apresentou um pedido ao Ministério Nacional doTrabalho aonde propunha  a redução de  postos  de trabalho  na  empresa. Esse  pedido  também   foi  apresentado  no Ministério do Trabalho da  Província  de  Buenos Aires  antes  do  pedido  de falência. Ambos os ministérios rejeitaram essa possibilidade.          . 
 
Consequentemente a RRD Argentina ficou sem opções para enfrentar a crise, incluindo o aumento dos custos devido à inflação, o aumento dos custos trabalhistas, o aumento nos preços de insumos para a produção, desvalorização, incapacidade de cumprir com os vencimentos de dívidas. 
 
Portanto, de maneira independente , RRD Argentina tomou a decisão de pedir a falência. 
 
Ao tomar esta decisão, nenhuma das empresas (RRD Argentina e  RR Donnelley & Sons Company ) envolveu a terceiros ou qualquer outra parte interessada,  acionista  ou  outro  indivíduo  alheio  aos interesses da companhia. Nós não temos nenhuma relação com a situação atual causada pelos credores da Argentina. 
 
Nosso pedido de falência arquivado em 11 de agosto foi aprovado pelo juiz presidente e em consequência houve a nomeação de um administrador. Como é habitual nestes casos, a Justiça agiu preventivamente a fim de proteger as instalações, funcionários e credores. 
 
Acreditamos que esta situação pode ser resolvida pelo juiz e o administrador nomeado de acordo com a regulamentação em vigor.                          . 
 
RRDA não é uma empresa solvente e essa é realmente a única razão pela qual se tomou essa decisão.
 
RR Donnelley © Todos os direitos reservados - 2012